Fazer CRM é pensar na manutenção do cliente a longo prazo!

Diante de um mercado onde as relações de compra e venda estão cada vez mais acirradas, um grande diferencial que uma empresa pode adotar em relação aos seus concorrentes está no conhecimento profundo dos seus clientes e na qualidade do atendimento prestado a eles. Portanto, estabelecer uma Gestão de Relacionamento com o Cliente, em inglês, Customer Relationships Management (CRM), é apostar em uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades dos clientes.

Em um cenário onde a oferta é superior à procura, os clientes são quem ditam as características dos produtos e serviços que devem participar do mercado. Então, as empresas devem voltar suas ações para os consumidores ao invés de focar nelas próprias. E uma excelente forma de entender o que os clientes estão buscando, e assim oferecer a eles os melhores produtos e serviços, é coletando dados para a geração de informações úteis para direcionar a sua “ida ao mercado”. Essa busca por dados e geração de informações sobre os clientes é na essência a prática de CRM.

 

 

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